Você com certeza tem um bando de apps instalados no seu smartphone ou tablet. E mais alguns no computador também, né?
É que começa assim: primeiro, tem os apps de banco. Aí vem os apps das redes sociais. Os de namoro. Os de edição de fotos. Aquele de Pomodoro, para garantir a produtividade. O do seu smartwatch, para cronometrar as caminhadas de domingo.
Aí começam aqueles outros: o da padaria do bairro. O do supermercado. O da loja bonitinha, que oferece cartão de desconto.
Pois é; hoje em dia, tem app para tudo. E todos esses apps estão monitorando e capturando informações e dados sobre você.
Nesta página, a gente vai falar justamente sobre essa situação. Continue a leitura para descobrir mais sobre o que é que está em jogo quando você baixa um app (principalmente os grátis), que tipo de informações e dados estão em risco, e como você pode reverter essa situação.
Apps de namoro e privacidade
Tinder, Happn, Grindr… Os apps de namoro já estão bem consolidados hoje em dia. Se você está na solteirice, com certeza já usou pelo menos um; e, se você está no time do pessoal compromissado, já andou bisbilhotando o app do seu amigo ou amiga para ajudar a fazer os matches.
Mas que tipo de informação esses apps estão coletando, para além das fotos que você carrega lá e os poucos dados que você compartilha no perfil? Dá para preservar a sua privacidade pessoal nesse mundo dos apps de namoro e ainda assim curtir o momento?
Confira os posts abaixo!
Apps que ganharam atenção na mídia
Sempre tem aquele app que viraliza, né? De repente, todo mundo está baixando o app e só se fala dele: foi o que aconteceu com o Snapchat, por exemplo. Ou com aqueles apps de efeito visual que deixavam a gente mais velho, ou que transformavam a gente em desenho.
Mas você já parou para pensar que esse tipo de coisa pode afetar (e bastante) a sua privacidade na internet? Vai que eles estão usando reconhecimento facial para capturar as imagens dos usuários, ou então coletando dados que não são necessários para o uso do app?
Pois é: é sempre bom estar alerta.
Apps e serviços de streaming
Se você não abre mão de poder assistir sua série favorita a qualquer momento, é bem provável que tenha apps de serviços como Netflix, Disney Plus ou Crunchyroll, né?
Mas, atenção: não é só porque esses apps são de serviços que você conhece que tá tudo bem baixar a guarda. Na verdade, as empresas conseguem descobrir várias coisas usando como base só o seu histórico no app e as informações inseridas no perfil.