Privacidade

A privacidade digital é um tema que está em voga já faz alguns anos, e não é para menos: quanto mais nós usamos a internet, mais vamos percebendo que existem muitas questões complicadas e extremamente relevantes, como invasão de privacidade e privacidade de dados.

Para além disso, o tema também vem fomentando a criação de novas leis de privacidade na internet, tanto no âmbito nacional como no plano internacional. E claro que não dá para esquecer de escândalos relativamente recentes, como o do Facebook: deu aquele frio na espinha saber que os seus dados pessoais estavam sendo vendidos e monitorados, né?

Nesta página, a gente vai ajudar a explicar todas as perguntas que surgem quando o assunto é privacidade digital: o que é privacidade de dados? O que é invasão de privacidade na internet? 

Vem com a gente.

Navegação anônima

Afinal, o que é navegação anônima?

Bom, nada mais do que uma opção de navegação que vai ajudar você a reduzir ao máximo o número de pessoas que podem vigiar o que você faz na internet. 

Em termos de navegador, uma das melhores opções é o navegador Tor; contudo, você também pode ativar o modo de navegação anônima do navegador que você já usa ou até contar com a ajuda de uma VPN para garantir uma proteção ainda maior.

Nós temos vários posts que falam justamente sobre navegação anônima e sobre como ocultar seu endereço IP ― e, claro, várias outras dicas para ajudar você a passar longe dos olhares curiosos e aumentar a sua privacidade na internet.

Visite a página "Navegação anônima"

Dark web

Você sabe o que é dark web? Se já andou pelos submundos da internet, com certeza; mas até quem nunca se aventurou muito já deve ter lido uma notícia ou outra que falava sobre os perigos do que se esconde lá pela dark web.

A verdade é que tem muita coisa ilegal e perigosa rolando na dark web ― só que também tem sites bem legais lá, até porque é um espaço que reúne muita gente interessada em discutir formas de preservar ou garantir a privacidade na internet.

Quer saber se a dark web é perigosa mesmo? E a deep web? Nos posts abaixo e na nossa página exclusiva, você fica sabendo tudo sobre essa parte escondida da internet: o que você encontra lá, como acessar, quais são os perigos e muito mais.

Visite a página "Dark web"

Download de arquivos

Quem é que nunca quis baixar uns filmes torrent, não é mesmo?

Só tem um problema: baixar torrent pode ser uma coisa bem perigosa. É por isso que, para garantir a sua segurança e privacidade na internet, você precisa tomar algumas medidas importantes.

A principal delas é garantir que você não está baixando nenhum torrent ilegal. A outra é redobrar os cuidados sempre que você acessar sites de confiança e sites suspeitos, pois você nunca sabe quando o seu computador pode estar vulnerável a ataques.

A solução para essa segunda parte é baixar uma VPN, que vai aumentar a sua segurança e privacidade digital. Confira como fazer isso nos posts abaixo!

Visite a página "Download de arquivos"

Aplicativos

O uso de aplicativos é outro elemento muito importante para qualquer discussão sobre privacidade digital e como não ser rastreado na internet ― afinal de contas, você já deve saber que vários apps que usamos todos os dias estão continuamente coletando e armazenando dados sobre a gente.

Até aí, tudo bem: muitos dados são realmente importantes para os apps. O problema é quando as empresas por trás desses apps não tomam as medidas necessárias para resguardar a privacidade digital dos usuários.

A gente pode ajudar você a identificar quais informações os seus apps favoritos estão coletando, e quais são os possíveis riscos de cada um.

Visite a página "Aplicativos"

Finanças

Bitcoin, blockchain, cripto, PayPal… você provavelmente já ouviu falar ou até já usou ao menos um desses métodos de pagamento. E é claro que é importante manter os seus dados bancários sempre protegidos, né?

E a gente pode te explicar melhor quais são os riscos de privacidade na internet sempre que você usa um método de pagamento online.

Visite a página "Finanças"