Afinal, para que serve uma VPN? Como ela funciona e o que ela pode fazer pela minha conexão com a internet? Dá para usar uma VPN e ter um endereço IP dedicado?
E afinal de contas, como usar uma VPN? É aqui mesmo que a gente responde tudo isso (e muito mais)!
O que é VPN e para que serve
Você talvez já tenha escutado o nome “VPN” ou até sabe que esse termo é usado para se referir às chamadas redes privadas virtuais (ou redes virtuais privadas; sempre tem uma variação ou outra rolando por aí).
Mas isso não necessariamente significa que você sabe o que é uma conexão VPN, certo? Ou que os resultados na internet deixaram claro os motivos pelos quais uma internet VPN pode ser uma boa pedida para quem quer se proteger contra enxeridos e ataques de hackers e outros cibercriminosos.
Na verdade, as VPNs estão caindo no gosto de pessoas do mundo todo, pois além de oferecerem essa camada de segurança elas também conseguem desbloquear o acesso a várias partes da internet que antes eram completamente inacessíveis.
Sabe a dark web? Os sites de torrent? Aquele truque para contornar um ban do Omegle ou acessar uma Netflix gringa? Então: é com uma conexão de internet VPN que dá para fazer isso tudo.
Em linhas gerais, o que uma VPN faz é alterar o seu endereço IP ― que nada mais é do que o seu endereço online. Esse IP é meio como o CEP da sua casa, só que na internet.
Alterar o endereço IP pode parecer besteira, mas na verdade é algo bem importante: com um outro endereço IP, você consegue:
- contornar bloqueios geográficos para assistir aquele campeonato que não está sendo transmitido em nenhum canal do Brasil
- acessar o catálogo de streamings gringos que não estão disponíveis por aqui (você só tem que ter uma conta nesses serviços, óbvio)
- ter uma experiência mais anônima, sem precisar perder o sono se perguntando quem pode ver seu histórico de navegação e o que você faz na internet
Como usar VPN
Se você quer começar pelo começo e descobrir o que é internet VPN, para que serve VPN e como funciona a VPN, vale conferir os nossos posts abaixo.
Eles também contam com várias dicas importantes sobre o que você precisa levar em conta na hora de comprar a instalar uma VPN, viu? E vários deles também têm ofertas exclusivas de VPN para quem quer economizar.
Como funciona a VPN no computador e em outros dispositivos
Outra coisa bem legal de uma conexão VPN é que ela pode ser usada em vários dispositivos ― e não só no seu computador. Na verdade, dá para instalar VPN em tudo quanto é coisa: celular, tablet, Smart TV e até no roteador.
Curtiu? Então confere a nossa seção sobre configuração de VPN. Todos os nossos guias passo a passo de instalação estão lá!
Internet VPN no Brasil e no exterior: como escolher uma VPN boa?
Como a gente disse ali em cima, uma das grandes vantagens de saber como usar VPN é o fato de que você vai conseguir acessar várias partes e serviços diferentes da internet ― inclusive aqueles sites, streamings e serviços de assinatura que, por algum motivo ou outro, estão bloqueados no seu país de origem.
O mesmo vale para quando você está na gringa e quiser assistir aquela novela, aquele Fla-Flu ou qualquer outro programa que passa nas suas tardes de domingo aqui no Brasil. Afinal, se você está na gringa, o seu endereço de IP também vai ser da gringa ― mas, com uma VPN, dá para se conectar a um servidor do Brasil e pronto: a internet vai achar que você realmente está aqui.
Curtiu? Então vale a pena conferir o nosso post com as melhores VPN. Além de preços bem em conta, vários provedores oferecem recursos poderosos como IP dedicado, proteção contra fraudes e ameaças e até aceitam pagamento por Pix!
Internet VPN: o que não pode faltar nesse serviço?
Existem vários fornecedores de VPN (é só conferir a nossa lista com todas as análises de VPN que já fizemos na vida), e cada um deles vem com recursos e ferramentas bem diferentes.
No entanto, tem algumas coisas que não podem faltar de jeito nenhum em uma VPN:
- Uma boa rede de servidores, com ótimas velocidades: quanto maior o número de servidores de um serviço de internet VPN, maiores as suas opções de conectividade
- Um kill switch: essa ferramenta protege a sua conexão de internet se a VPN porventura acabar caindo
- Protocolos seguros de VPN: o tipo de criptografia que uma VPN usa também é muito importante, pois ajuda a fortalecer a camada de segurança dos dados e do tráfego da internet
- Recurso de IP dedicado: com esse tipo de IP, você não vai ter que correr o risco de ficar com uma conexão mais lenta quando a VPN estiver ligada
Se você quiser saber mais sobre esse tópico, confira os nossos posts abaixo!