VPN HMA: a gente testou o provedor que já deu o que falar (2024)

O VPN HMA, também conhecido pelo seu nome de batismo ― Hide My Ass (dispensa explicações, né?) ― costumava ser a melhor ferramenta para quem queria acessar sites que estavam bloqueados em alguns países. 

Mesmo agora, com tantos outros serviços de VPN disponíveis no mercado, o HMA segue sendo uma das VPNs mais conhecidas entre o pessoal que está comprometido com a ideia de criar uma internet mais segura.

No entanto, o HMA passou por algumas mudanças nos últimos anos, sobretudo em termos de gestão: em 2015, ele foi adquirido pela AVG; que, um ano mais tarde, foi adquirida pelo Avast. Como essas duas empresas são especializadas em softwares antivírus, a gente decidiu testar o Hide My Ass para ver se o serviço de VPN que a empresa oferece ainda é tão bom quanto costumava ser.

Curtiu? Então pode ir rolando a tela para saber mais!

P.S.: Leu “antivírus” e ficou pensando que talvez esteja na hora de usar um também? Dá um pulinho na nossa lista com os melhores antivírus gratuitos.


VPN HMA: o resumo da ópera

7.3

Prós

  • Muito tranquilo de usar
  • Preço bem em conta (e em R$)
  • Fácil de instalar
  • Vários servidores diferentes
  • Garantia de reembolso de 30 dias
  • Permite trocar o endereço de IP e testar a velocidade dos servidores

Contras

  • Já teve práticas de log de conexão
  • Não funciona com a Netflix gringa
  • Tem sede no Reino Unido
  • A velocidade de conexão fica comprometida no download de torrents

O HMA é uma boa escolha para quem quer ocultar o endereço IP e navegar com mais anonimidade na internet. Além disso, o preço é bem em conta, dá para pagar com boleto e o app é bem fácil de usar.

No entanto, nem tudo são rosas: a gente não conseguiu acessar a Netflix gringa com essa VPN, e para piorar o VPN HMA também limitou a nossa conexão quando a gente tentou fazer o download de torrents.

Ou seja: é uma boa VPN, mas não é a melhor VPN do mundo. Na verdade, é ideal para quem só quer uma VPN para fazer o básico do básico ― navegar pela internet de forma mais segura.

Especificações HMA VPN
💵 Preço A partir de US$ $2,99/mês
📱 Sistemas operacionais Android, Linux, Mac, Windows, iOS
💻 Conexões 5
💳 Métodos de pagamento Outros, Cartão de crédito, PayPal
🔒 Protocolos IKEv2, L2TP/IPsec, OpenVPN
📥 Opções de torrent Permite torrent
📅 Opção de reembolso Opção de reembolso
📋 Logs de conexão Nenhum log
🎬 Funciona com Funciona com Netflix Funciona com HBO Funciona com BBC Funciona com Torrent

Velocidade: o VPN HMA é rápido?

A sua parada é usar uma VPN para fazer streaming de vídeos, baixar torrents ou simplesmente navegar pela internet com mais segurança, sem ter os seus dados expostos para um monte de gente?

Então é bem provável que você esteja atrás de uma VPN que não impacte a sua velocidade de conexão, certo? E é por isso mesmo que a primeira coisa que a gente testou na VPN do Hide My Ass foi a velocidade.

Aqui vai um resumo dos nossos achados:

  • Ela oferece velocidades incríveis de conexão
  • Dá para usar com streaming de vídeo e para baixar conteúdos da internet, mas eles limitam a conexão no caso de torrents
  • Ela tem uma funcionalidade própria que faz um teste rápido de conexão com os servidores do app, então dá para escolher sempre o servidor mais rápido
  • Também é muito boa para quem é gamer, pois mantém a velocidade e não dá lag
  • Não percebemos nenhuma diferença de velocidade no uso normal durante o dia a dia

Resultados dos testes de conexão

Para realizarmos nossos testes de forma íntegra, a gente primeiro estabeleceu a nossa velocidade de internet sem uma VPN ― e usamos essa velocidade como parâmetro de base para comparar todos os outros resultados.

Aliás, o HMA também oferece um teste de velocidade de conexão dentro do próprio app, que a gente (obviamente) também testou. Os resultados que encontramos lá foram bem parecidos daqueles que a gente encontrou por conta, viu.

Esse recurso é bem útil, porque você consegue ter uma visão geral com os melhores servidores que estão perto da sua região ― ou até comparar com servidores que estão em países mais distantes. Assim, você pode decidir ali na hora qual é o servidor mais rápido para você.

Abaixo, você encontra uma tabelinha com os resultados que a gente achou durante os nossos testes:

ServidorDownload (Mbps)% DownloadUpload (Mbps)% UploadPing (ms)
Sem VPN222100%11.12100%23
Servidor mais rápido198.3789.2%10.8797.75%37
Países Baixos212.9495.5%1198.9%115
Reino Unido (Londres)218.4798.2%11.0299.1%100
EUA (Nova York)204.3892%11.0499.28%43
Alemanha (Berlim)119.9954%10.5694.96%195
França (Paris)197.5688.99%10.7997.03%199
Japão189.6085.4%10.9298.2%170

Atenção, atenção: a gente realiza todos os nossos testes de VPN lá na Holanda, que é onde fica o nosso HQ. No entanto, desta vez a gente testou tudo com base nos EUA ― e, enquanto fazíamos este post, a gente deixou o VPN HMA ligado em um servidor aqui do Brasil.

Via de regra, o que você precisa ter em mente na hora de avaliar a velocidade de uma VPN é o seguinte: quanto maior for a proximidade entre a sua localização física e a localização do servidor escolhido, melhor. No entanto, a velocidade real da conexão com a VPN vai depender de vários fatores diferentes.

Pode ser que, olhando a nossa tabela, você fique com a impressão de que a velocidade de download caiu demais com a VPN HMA. No entanto, se a gente comparar esses resultados com o speedtest de outras VPNs, dá para ver que ela na verdade o HMA se saiu muito bem em termos de velocidade.

Como a gente fez os testes lá nos EUA, começamos usando a opção de Conexão Relâmpago que o aplicativo do HMA oferece: ele conectou ao servidor que estava mais próximo, e aí vimos que por mais que a velocidade de download tenha caído cerca de ⅓, o upload ficou bem estável.

Já o servidor baseado em Nova York, que estava otimizado para streaming de vídeos, ofereceu uma velocidade bem boa de download e de upload.

E mesmo aqui no Brasil, você vai poder usar esses servidores dos EUA! Afinal de contas, essa é a grande vantagem de uma VPN: dá para se conectar a servidores do mundo todo.

O ping também aumentou um pouco, mas isso é comum quando a gente se conecta a servidores que estão mais distantes

No entanto, a nossa recomendação geral é usar os servidores que já foram otimizados pelo próprio Hide My Ass para atividades específicas, como streaming e compartilhamento P2P.

Captura de tela do HMA VPN, mostrando listas de servidores otimizados para streaming e P2P

Velocidade do HMA no dia a dia

A gente testou o VPN HMA durante o dia a dia e também não observamos nenhum comportamento atípico

Não tivemos problemas para assistir vídeos no YouTube, e os programas da Netflix também carregaram bem rápido ― o único porém é que a gente só conseguiu assistir a Netflix dos nossos próprios países: não deu para desbloquear o acesso aos catálogos internacionais.

No quesito games, também deu super certo e a gente conseguiu jogar tranquilamente. O maior problema foi na hora de baixar torrents, porque o HMA limitou a nossa velocidade de conexão (vamos falar sobre isso daqui a pouco).


Segurança: o VPN HMA é de confiança?

A segunda coisa que a gente quis testar no HMA foi a segurança: os protocolos de VPN e a criptografia são fortificados? Ele consegue proteger a privacidade e preservar o anonimato dos usuários?

Essas perguntas são importantíssimas para quem quer navegar com segurança e não quer que outras pessoas e empresas possam ver o histórico de navegação ou outras informações privadas.

Então, aqui vai um resumo de tudo o que a gente encontrou durante os nossos testes:

  • O HMA usa criptografia de 256 bits
  • Ele oferece vários protocolos de VPN, incluindo o OpenVPN
  • Conta com um recurso de kill switch, bem como um app próprio de kill switch
  • Dependendo do método de pagamento escolhido, você vai ter que inserir seu nome completo na hora de criar uma conta (essas informações são armazenadas por terceiros)
  • O VPN HMA tem uma política de 100% zero logs (registros de conexão)

Protocolos

Tal como a grande maioria das melhores VPNs do mercado, o VPN HMA usa criptografia de 256 bits ― o padrão de criptografia mais elevado para VPNs comerciais. Ele também usa o OpenVPN como protocolo, o que é ótimo porque é o protocolo mais seguro que temos atualmente.

No entanto, ele também oferece protocolos diferentes dependendo do dispositivo que você estiver usando. Por exemplo:

  • OpenVPN (TCP e UDP): como falamos, é a opção mais segura disponível nas VPNs
  • L2TP/IPsec (manual): só para alguns dispositivos, e com instalação manual
  • PPTP: um protocolo mais antigo que entrega velocidades bem interessantes, só que infelizmente não é considerado estável e muito menos seguro. Por isso mesmo, a nossa recomendação é não usar esse protocolo. O próprio HMA vem trabalhando cada vez menos com o PPTP
  • IKEv2/IPsec: este é o protocolo usado para dispositivos iOS, que não são compatíveis com OpenVPN

VPN HMA e o governo britânico

O HMA tem sede no Reino Unido, uma região conhecida por ter uma política menos rigorosa em termos de privacidade e tratamento de dados. Além disso, como o Reino Unido faz parte da aliança 5 olhos, há sempre o risco de que o governo intervenha no serviço e tenha acesso aos dados dos usuários.

Também vale destacar que, em 2011, o Hide My Ass acabou virando notícia pelos motivos errados depois que Cody Kretsinger, o hack do caso da Sony, foi preso. 

Segundo foi noticiado na época, Kretsinger teria usado o HMA para ocultar suas atividades ― e que ele só foi preso porque, depois de pressionado pelo FBI, o HMA liberou os dados de navegação do hacker. Cinco anos mais tarde, teve outro caso bem sério acontecendo: um homem foi preso por usar o HMA VPN para assediar a ex-namorada.

Desde que foi comprado pelo Avast, o VPN HMA melhorou bastante a sua política de privacidade, e atualmente oferece um serviço mais seguro.

Política de logs e privacidade

Por mais que esses acidentes do passado sejam bem preocupantes, vale destacar que atualmente o HMA VPN possui uma política rígida de zero logs

E não é da boca para fora: eles contrataram a VerSprite, uma empresa de consultoria cibernética, para averiguar toda a infraestrutura de segurança e privacidade do serviço.

É importante destacar que, por mais que o Hide My Ass armazene alguns dados gerais das sessões de usuário, ele não vincula esses dados a nenhum tipo de informação que permita identificar a identidade dos usuários.

Além disso, a política de privacidade é bem transparente e indica com toda a clareza que o serviço não vai armazenar dados importantes (como, por exemplo, a data em que você se conectou a um servidor ou o seu endereço de IP).

Kill switch

O kill switch do VPN HMA é outro recurso digno de nota: ele interrompe a conexão com a internet ao menor sinal de qualquer erro ou problema de funcionamento da rede, e por isso mesmo garante que você nunca corra o risco de ficar sem proteção quando estiver usando a internet.

Ou seja: com o kill switch, você só fica online quando a VPN estiver conectada.

Um diferencial da VPN HMA é que ela também conta com um app de kill switch, que parece ser uma combinação de dois recursos diferentes: tunelamento dividido e a própria funcionalidade de kill switch.

O legal desse app exclusivo é que, com ele, dá para definir quais apps você quer usar com a funcionalidade de kill switch da VPN e quais ficam liberados desse controle.

Captura de tela do app para Windows do VPN HMA, mostrando o recurso de kill switch
O recurso de kill switch do HMA VPN pode ser acessado assim que você abrir o app.

Que tipos de dados preciso dar para criar uma conta no VPN HMA?

Na verdade, tudo vai depender do método de pagamento escolhido, já que alguns deles pedem o nome completo do usuário. Mas até aí, tudo bem: esse é o mesmo tipo de informação que vários outros provedores também pedem. Em termos de formas de pagamento, não dá para pagar com Bitcoin ou outras criptomoedas, mas dá para pagar com boleto!


É fácil usar a VPN Hide My Ass?

Sempre que a gente testa uma VPN, também fazemos um round especial para ver como é que o serviço funciona: é fácil de instalar? O software tem uma cara simpática?

A gente também dá uma conferida no site do provedor, nos planos de assinatura e no serviço de atendimento ao cliente. Confere só o resumo da ópera:

  • O site e a página de usuário do VPN HMA são bem organizadas e objetivas. No entanto, a página de suporte não tem versão em português
  • Instalar a VPN é bem rápido e tranquilo
  • O HMA VPN é fácil de usar, e ele tem um visual agradável
  • O Hide My Ass aceita pagamentos em R$, por cartões de crédito e boletos

Como é o site do HMA VPN

O site do Hide My Ass é bem direto ao ponto: ele tem páginas dedicadas sobre o HMA e uma visão geral da empresa, os preços do serviço e as funcionalidades oferecidas. Uma coisa bem legal é que eles têm uma seção só com ferramentas gratuitas, como o verificador de IP e a testagem de vazamentos de DNS.

Captura de tela mostrando a página inicial do provedor de VPN HMA

Para baixar o VPN HMA, você só tem que clicar na opção “Aplicativos HMA”. Essa parte do menu vai mostrar todas as opções de download do app, que variam dependendo do sistema operacional do seu dispositivo.

A página de conta do usuário também não tem mistério e nem firula, só as opções mais essenciais de download e ajuda ― o que é ótimo, porque aí você encontra as coisas bem rápido.

Captura de tela do site do VPN HMA, mostrando as opções do menu de usuário

Como instalar o HMA VPN

Assim como acontece com a grande maioria dos outros serviços de VPN, o processo de baixar e instalar uma VPN é bem simples. Além disso, o app está disponível em versões para Windows, Mac, iOS, Android e Linux (e também dá para instalar em Android TV!).

O passo a passo da instalação é o seguinte: primeiro você faz o download pelo site, segue as etapas padrão de instalação, abre o software e faz login.

Detalhe: você pode fazer sua conta e decidir o plano de assinatura antes ou depois do download.

Usabilidade da VPN

O app do VPN HMA é todo em tons de azul e preto, bem charmosinho. É tranquilo de encontrar as informações e recursos lá dentro, e isso vale tanto na versão de desktop como na versão para dispositivos móveis.

Captura de tela do app para windows do HMA VPN

Quanto custa e como pagar o HMA VPN?

O valor do VPN HMA é bem em conta, e ele atualmente oferece três planos diferentes de assinatura. A regra geral é: quanto maior o tempo de assinatura, menor o valor que você paga por mês. 

No entanto, o valor é cobrado de uma vez só, ok? Isso significa que você paga pelo período de assinatura, e não por parcelas mensais.

Captura de tela mostrando os preços do serviço HMA VPN

Confira, abaixo, os valores do VPN HMA:

5 conexões simultâneas

  • 12 meses: R$ 7,00/mês (R$ 84,00 na cobrança única)
  • 36 meses: R$ 5,00/mês (R$ 180,00 na cobrança única)

10 conexões simultâneas

  • 12 meses: R$ 12,00/mês (R$ 144,00 na cobrança única)
  • 24 meses: R$ 10,00/mês (R$ 240,00 na cobrança única)
  • 36 meses: R$ 9,00/mês (R$ 324,00 na cobrança única)

Se liga: todas essas opções de plano oferecem garantia de estorno de 30 dias, bem como a opção de teste grátis de 5 dias. Já as opções de pagamento são as seguintes:

  • Boleto bancário
  • Cartão de crédito
  • PayPal
  • Google Pay
  • Apple Pay

Atendimento ao cliente

O serviço de atendimento ao cliente do VPN HMA é bem robusto, só que infelizmente ele só está disponível em inglês. 

E isso vale tanto para a página de suporte como para o chat online, que redireciona para os links da página de suporte. Na verdade, só tem um artigo de ajuda traduzido para o português…

Captura de tela com o serviço de atendimento ao cliente do HMA VPN, disponível só em inglês

Agora, se você quiser se arriscar no inglês, vai encontrar absolutamente todas as respostas que você precisa nas páginas de ajuda.


Rede de servidores do Hide My Ass

Na hora de avaliar a rede de servidores de uma VPN, é necessário dar uma conferida no número de servidores e nos locais em que esses servidores estão localizados.

No VPN HMA, essa rede de servidores apresenta as seguintes vantagens e desvantagens:

  • Ela permite baixar torrents
  • Ela não consegue acessar a Netflix dos EUA
  • O VPN HMA tem alguns recursos extras bem legais, como o teste de velocidade e a especificação sobre o tráfego de dados
  • Tem mais de 1.100 servidores em 190 países, totalizando 290 locais
  • Infelizmente, o VPN HMA não oferece endereços IP dedicados

Servidores do VPN HMA

O VPN HMA conta com mais de 1.100 servidores espalhados em mais de 240 locais ― números que, verdade seja dita, não impressionam muito.

Há vários outros serviços de VPN que oferecem um número até três vezes maior de servidores, mesmo trabalhando em um número bem menor de países. Você provavelmente vai reparar que, no VPN HMA, a maioria dos países conta com dois servidores ou mais (embora países muito pequenos tenham só um servidor).

Captura de tela do HMA VPN, mostrando os servidores da América Latina

Outra coisa que vale destacar é que se conectar a um servidor do HMA é bem tranquilo: basta clicar no botão e pronto. A gente não teve nenhum problema na hora de estabelecer uma conexão.


Quais recursos o VPN HMA oferece?

Além de uma boa conexão VPN, o Hide My Ass também conta com alguns recursos que certamente vão alegrar os usuários  ― como, por exemplo, a possibilidade de usar servidores otimizados para fins especiais e o recurso para teste da velocidade dos servidores.

Assistir serviços de streaming

O VPN HMA não é dos melhores para desbloquear streamings de vídeo como a Netflix, para a tristeza de quem quer assistir o catálogo da gringa.

No entanto, o serviço consegue sim desbloquear streamings que não são tão rigorosos com o controle de acesso geográfico, como o canal de esportes SRF.

Baixar torrents com o HMA VPN

A VPN do Hide My Ass conta com servidores dedicados para P2P, o que significa que dá sim para baixar torrents por lá. No entanto, a empresa de Jack Cator proíbe o torrent de materiais protegidos por leis de direito autoral.

No entanto, para que eles realmente proíbam esse tipo de atividade, eles precisariam manter logs de conexão dos usuários para identificar que tipo de torrent é legal e qual deles é ilegal. E isso significa que:

Ou o VPN HMA permite todos os tipos de torrent e só emite esse aviso para proteger o próprio “ass” deles (sacou, né?), ou eles não permitem nenhum tipo de torrent e contam com formas de monitorar esse tipo de tráfego.

Adivinha? A gente decidiu testar na pele: baixamos vários torrents diferentes em vários servidores do HMA, e descobrimos que o VPN HMA limita a velocidade de conexão quando você tenta fazer torrent de materiais protegidos por leis de direitos autorais.

Tunelamento dividido

A função de split-tunelling do aplicativo VPN HMA, também conhecida como tunelamento dividido, só funciona nos dispositivos Android.

Para quem não sabe, é um recurso presente em quase todas as VPNs top de linha que dá ao usuário a opção de determinar quais apps e sites serão criptografados pela VPN.

Teste de velocidade

É verdade que o VPN HMA não inventou a roda aqui: testes de velocidade já existem em vários outros tipos de serviço e em outras VPNs, mas é importante destacar essa funcionalidade porque ela oferece resultados bem concretos e acertados.

Outra coisa legal é que você pode escolher quais servidores quer testar, o que pode ser bem útil caso você queira se conectar a um país com muitos servidores (como os EUA, por exemplo).

Captura de tela do HMA VPN, mostrando a lista de servidores com 4 servidores diferentes dos EUA

Proxy e VPN HMA

Além do aplicativo de VPN, o Hide My Ass também oferece aos usuários a possibilidade de usar um proxy no navegador. Embora não seja exatamente a mesma coisa que uma VPN, o proxy é um bom recurso para quem só quer desbloquear algo rapidinho.

A grande vantagem do proxy do HMA é que é uma ferramenta gratuita, que pode ser acessada direto no site.

Captura de tela do site do HMA VPN, mostrando a ferramenta de proxy gratuito

Opções de IP

O aplicativo de VPN do HMA também conta com ajustes específicos de IP, então você pode decidir se quer que o seu endereço IP seja atualizado a intervalos constantes (ou seja, você vai estar sempre trocando de servidor) ou se prefere ficar com um só.

Esse recurso é bem útil para quem quer reduzir ainda mais as chances de que alguém possa vigiar a sua localização, então vale a pena considerar.

Ah! Infelizmente, o VPN HMA ainda não conta com o recurso de IP dedicado.


O que a gente acha dessa VPN

De modo geral, o VPN HMA é um bom provedor de VPN: ele tem todos os recursos básicos que uma VPN deve ter e o aplicativo é bem fácil de usar. No entanto, ele não tem alguns dos recursos que a gente se acostumou a ver em VPNs do tipo premium.

Mas isso não quer dizer que o Hide My Ass não seja uma boa escolha. Na verdade, é um serviço que usa protocolos robustos de segurança e não deixa nada a desejar em termos de preço e usabilidade.

VPN HMA: Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? É só clicar nas caixinhas abaixo que a gente explica.

Dá para baixar torrents com o VPN HMA?

Sim, dá para baixar torrents. O VPN HMA conta com uma lista de servidores otimizados para o compartilhamento P2P, mas proíbe o download de materiais que estão protegidos por direitos autorais.

Dá para ter um IP dedicado com o VPN HMA?

Infelizmente, ainda não. Mas o aplicativo tem vários outros recursos legais, como a opção de fazer um teste de velocidade entre servidores diferentes. Assim, você pode escolher aquele com a melhor velocidade possível.

Quanto custa a VPN Hide My Ass?

Existem duas possibilidades de assinatura para o VPN HMA: planos com 5 conexões simultâneas ou planos com 10 conexões simultâneas.

Preços para as opções com 5 conexões simultâneas:

  • 12 meses: R$ 7,00/mês (R$ 84,00 na cobrança única)
  • 36 meses: R$ 5,00/mês (R$ 180,00 na cobrança única)

Preços para as opções com 10 conexões simultâneas:

  • 12 meses: R$ 12,00/mês (R$ 144,00 na cobrança única)
  • 24 meses: R$ 10,00/mês (R$ 240,00 na cobrança única)
  • 36 meses: R$ 9,00/mês (R$ 324,00 na cobrança única)

Ah, e eles aceitam pagamento em boleto.

Deixe um comentário