Análise da AdGuard VPN (2024): uma VPN segura e rápida

A AdGuard já percorreu um longo caminho desde que começou na internet como uma simples extensão para Chrome.

Hoje em dia, a marca é reconhecida principalmente por seu bloqueador de anúncios de primeiro nível, ou AdGuard Adblocker para os íntimos. Entretanto, em 2020, a empresa colocou sua experiência à prova dentro do contexto de proteção de privacidade e lançou a AdGuard VPN, uma VPN que já nasceu pronta para voar.

Mas a grande pergunta é: a AdGuard é confiável? Ela consegue competir com outras VPNs de alto nível? Para responder a essas dúvidas, testamos diversos aspectos da AdGuard VPN: velocidade, segurança, facilidade de uso e rede de servidores. Veja o que descobrimos lendo a nossa análise completa sobre a AdGuard VPN a seguir.


AdGuard VPN: um breve resumo

7.6

Pontos positivos

  • Funciona com a Netflix
  • Tem versão grátis, porém limitada
  • É fácil de instalar e usar
  • Preço razoável
  • Oferece até 10 conexões simultâneas
  • Tem um protocolo do tipo stealth próprio
  • Sem logs maliciosos
  • Tem servidores em mais de 65 localizações
  • Split tunneling
  • Kill switch automático
  • Permite torrents

Pontos nem tão positivos assim

  • Velocidade lenta em servidores mais distantes
  • Não tem IPs dedicados
  • Sem live chat
  • Opções limitadas de protocolos

Já analisamos diversas VPNs ao longo dos anos, então podemos afirmar que a AdGuard VPN é uma VPN para iniciantes, porém com muitos recursos ― motivo pelo qual demos uma nota total 7.6 de 10 para ela. O app dessa VPN funciona de modo intuitivo e não tem nenhum menu confuso nem opções difíceis de entender.

Essa VPN também tem seu próprio protocolo exclusivo, que oferece boas velocidades, além de camuflagem constante. Entretanto, deu para notar que a velocidade dela caiu bastante quando nos conectamos a servidores que estavam mais distantes da nossa localização. Em termos de privacidade, a Adguard VPN tem uma política de zero logs maliciosos e nunca compartilha informações de usuários com terceiros (o que é uma ótima notícia caso você queira usá-la em países mais restritivos, como China ou Rússia).

Para completar, a AdGuard VPN usa criptografia AES-256 e permite desbloqueios geográficos seguros em qualquer lugar do mundo, o que faz dela uma ótima escolha para usar com streaming. Sua rede de servidores localizados em mais de 60 países ainda está longe de ser um número como aqueles que as melhores VPNs têm a oferecer, mas cá entre nós: é uma cifra bem decente para uma VPN novata.

Ah, e os usuários mais experientes não vão ficar decepcionados ― a AdGuard VPN tem diversos recursos de ponta que são realmente incríveis. No entanto, sentimos falta de um recurso de live chat no site oficial e de IPs dedicados. Quem sabe em um futuro próximo a AdGuard VPN não faz esses ajustes?

Especificações AdGuard VPN
💵 Preço A partir de US$ 2,04/mês
📱 Sistemas operacionais Android, Mac, Windows, iOS
💻 Conexões 10
💳 Métodos de pagamento Criptomoedas, Cartão de crédito, PayPal
🔒 Protocolos
📥 Opções de torrent Permite torrent
📅 Opção de reembolso Opção de reembolso
📋 Logs de conexão Nenhum log
🎬 Funciona com Funciona com Netflix Funciona com HBO Funciona com Disney+ Funciona com BBC Funciona com Torrent Funciona com Jogos

Velocidade: a AdGuard VPN é rápida?

gráfico mostrando uma pontuação 7 de 10, a nota para a velocidade da ad guard vpn

Você sabe o que define a velocidade de uma VPN?

As VPNs mas rápidas são aquelas que evitam perdas muito grandes causadas pela criptografia, que é sempre bem pesada. Aqui no VPNOverview, a gente testa diversas velocidades em vários servidores e em localizações bem variadas. É desse modo que conseguimos medir como a criptografia afeta o desempenho geral das VPNs e observar flutuações de velocidades entre diferentes localizações. Levando esses resultados em consideração, a AdGuard VPN recebeu uma nota 7 de 10.

As nossas principais observações sobre os testes de velocidade da AdGuard VPN foram:

  • As variações de velocidade são mínimas, mesmo as velocidades de servidores distantes sendo mais lentas
  • Não notamos nenhuma flutuação de velocidade discrepante ao usar a AdGuard VPN no dia a dia

Resultados dos testes de velocidade da AdGuard VPN

Para escrever essa análise da AdGuard VPN, testamos a velocidade do cliente AdGuard para Windows em nosso escritório nos Países Baixos. Começamos os testes de velocidade determinando um valor de referência (sem usar a VPN), depois comparamos com os resultados obtidos em diferentes servidores.

De modo geral, quanto maior for a proximidade entre a sua localização física e a localização do servidor escolhido, melhor. Dependendo da sua localização e velocidade de conexão, os resultados podem ser diferentes. Portanto, considere essa tabela somente como um indicador de velocidades em potencial.

Veja a seguir os resultados do nosso teste de velocidade da AdGuard VPN:

ServidorDownload (Mbps)Upload (Mbps)Ping (ms)
Sem VPN93.2394.074
Países Baixos (Amsterdã)93.1893.767
Estados Unidos (Nova York)31.7753.2196
Estados Unidos (Los Angeles)31.7753.2196
Alemanha (Berlim)92.2594.2914
Reino Unido (Londres)91.993.618
Canadá31.1519.5104
Brasil33.9718.71214
Japão6.4511.59351
África do Sul6.268.61464
Austrália5.175.1317

Como você pode ver, a AdGuard VPN é razoavelmente rápida em servidores próximos da sua localização; além disso, a nossa equipe lá da Holanda conseguiu se conectar bem rápido a praticamente todos os servidores que testaram. Já os servidores a gente testou na Europa (Países Baixos, Alemanha e Reino Unido) mantiveram pelo menos 90% das nossas velocidades de download e upload. São resultados que impressionam, de verdade.

No entanto, à medida que nos distanciamos de Amsterdã, o ping aumentou e observamos altas quedas de velocidade. Apesar de isso ser um fato normal até certo ponto, as quedas de velocidade da AdGuard na América do Norte (EUA e Canadá) foram bem grandes, especialmente em comparação com outras VPNs premium.

Por exemplo: quando fizemos a análise da ExpressVPN, observamos que ela conseguiu manter pelo menos 70% dos valores de download nos EUA ― a a AdGuard conseguiu só 30%. Em servidores mais distantes, como Japão, África do Sul e Austrália, as velocidades da AdGuard foram quase zero.

Esses números indicam que a AdGuard é uma boa escolha se você estiver se conectando a servidores próximos de onde você está. Entretanto, você pode ter velocidades lentas em servidores mais distantes, como observamos durante a nossa análise da AdGuard VPN.

Velocidades no dia a dia

Usar a AdGuard VPN no dia a dia foi uma delícia! Ela ofereceu uma navegação suave, downloads rápidos e transmissão de streaming sem interrupções. Assistimos clipes no YouTube, animes no Crunchyroll e ótimos programas na Netflix sem ter que esperar nenhuma rodinha carregar nenhuma vez. É nessa hora que os servidores locais e rápidos da AdGuard mostram seu esplendor.

Para usar essa VPN em sessões de games online, que demandam bastante da sua banda larga, recomendamos usar os servidores com o menor ping ― que provavelmente vão ser aqueles mais próximos de onde você está. No entanto, se você está pretendendo usar sua VPN para desbloquear games disponíveis somente em países mais distantes, então recomendamos escolher outra VPN mais rápida para games.


Segurança: a AdGuard VPN é segura?

gráfico mostrando uma pontuação 8 de 10, a nota para a segurança da ad guard vpn

A função principal de qualquer VPN é criptografar as informações privadas de seus usuários.

E sabe como elas fazem isso? Mascarando seu IP real, criptografando seu tráfego e evitando que logs maliciosos acessem seus dados. O desempenho da AdGuard em relação a esse quesito é bom, motivo pelo qual demos uma nota 8 de 10 para sua segurança online.

Durante nossa análise, observamos que:

  • A AdGuard VPN usa um protocolo próprio do tipo stealth chamado “AdGuard VPN protocol”
  • Ela não registra nenhuma informação sensível que possa rastrear seu tráfego até você
  • Ela tem um kill switch automático
  • A AdGuard recentemente se envolveu em controvérsia por possíveis relações com a Rússia
  • Ela não sofreu nenhum vazamento de IP, WebRTC ou DNS
  • Para se cadastrar nessa VPN, você só precisa informar seu e-mail e dados de pagamento, então dá para se inscrever de modo anônimo

Protocolos

A AdGuard usa HTTP (TLS) para criptografar seu tráfego, o que é ótimo porque a criptografia TLS tem suporte para muitas cifras, como AES, Camellia e ARIA. A AdGuard escolheu o AES-256, uma cifra praticamente inquebrável usada por militares, bancos e hospitais.

Em vez de escolher um dos protocolos de VPN já existentes, a AdGuard VPN usa um protocolo próprio (o protocolo AdGuard VPN). Além disso, ela oferece um proxy SOCKS5.

captura de tela das configurações avançadas do cliente para Windows da ad guard VPN

Antes de mais nada, vamos falar sobre o protocolo dessa VPN e seu histórico. O AdGuard adblocker, que é um dos melhores bloqueadores de anúncios que já testamos, é incompatível com outras VPNs e seus protocolos em dispositivos móveis. Então, para permitir que a VPN da AdGuard fosse funcional com seus outros produtos, a empresa criou um novo protocolo.

O protocolo da AdGuard VPN vem com as seguintes vantagens:

  • Detecção impossível (ofuscação): o ponto principal da ofuscação é mascarar o tráfego de VPN e fazer com que ele tenha a mesma “aparência” de um tráfego regular. O túnel da AdGuard VPN usa o protocolo HTTPS/2, o que significa que é quase impossível alertar sobre a presença do tráfego de quem está usando essa VPN ― ou seja, também é quase impossível bloquear esse tráfego. Esse recurso de ofuscação é ideal para desbloquear a Netflix gringa ou contornar firewalls de restrição, em especial em países com censura severa.
  • Desempenho otimizado: como a ofuscação pode diminuir um pouco a velocidade da conexão, a AdGuard quis garantir que o protocolo dela funcionasse da forma mais otimizada possível ― por isso, para economizar tempo (e velocidade) em pacotes de confirmação, a empresa armazena em um só pacote os dados de vários outros.
  • Pensando no futuro: a empresa está planejando uma mudança para os protocolos HTTPS/3 e QUIC no futuro, o que vai proporcionar uma comunicação ainda melhor entre servidores.

Achamos ótimo a AdGuard VPN criar um protocolo de VPN com ofuscação embutida, só que muitas VPNs renomadas oferecem servidores tipo stealth que têm excelente desempenho. Por exemplo: se compararmos a Surfshark e a AdGuard, podemos ver que a Surfshark é mais rápida que a AdGuard, mesmo com ofuscação.

Ou seja… Sim, é verdade que a AdGuard tem muitos servidores locais rápidos. Mas ela não é a única que alcançou esse feito.

Além do seu protocolo próprio a AdGuard VPN também tem suporte para o SOCKS5. Esse proxy disfarça seu endereço IP real sem nenhuma proteção extra, o que é bem útil quando seu IP está bloqueado na Netflix ou no seu jogo online favorito.

Lembre-se, no entanto, que o SOCKS5 não criptografa seu tráfego, portanto não fornece proteção de nível de VPN. Ele também é facilmente bloqueado pelos filtros de proxy. Levando tudo isso em consideração, não recomendamos usar o SOCKS5 para baixar torrents ou desbloquear restrições geográficas em países com censura severa.

Registros e privacidade

A primeira sede física da AdGuard VPN era na Rússia, mas recentemente ela se mudou para o Chipre ― claramente, uma melhora. O Chipre não faz parte das alianças de diversos olhos, o que é bom em questões de privacidade. Ele também é um país-membro da União Europeia, ou seja, a AdGuard como empresa precisa atender à regulamentação europeia de proteção de dados, a GDPR.

Vamos dar uma olhada mais de perto na política de registros da AdGuard? Veja abaixo as informações que esse provedor de VPN registra, com base em nossas pesquisas para escrever essa análise:

  • Informações pessoais: a AdGuard VPN registra somente seu endereço de email e senha. Essas informações são necessárias para eles se comunicarem com você caso seja necessário resetar sua senha, por exemplo
  • Informações de cobrança: dependendo do seu método de pagamento, você vai precisar fornecer algumas informações adicionais (nome, informações do cartão de crédito e endereço para cobrança). A AdGuard usa o Paddle como processador de pagamentos para todas as suas transações
  • Dados de uso (volume de tráfego e duração da assinatura): isso permite que a AdGuard imponha limites de tráfego para usuários grátis e faça um monitoramento dos dados
  • Dados de diagnóstico: essas informações não são coletadas por padrão. No entanto, se estiver tendo problemas com seu cliente AdGuard para Windows, você pode ativar essa opção e permitir que a empresa registre informações de diagnóstico anonimizadas para gerar relatórios de panes
captura de tela do pop up sobre dados e privacidade que aparece após a instalação do cliente para Windows da AdGuard VPN

A AdGuard também usa cookies quando você visita o site oficial da marca. Mas é aquela coisa: você pode sempre contornar esse problema usando uma boa ferramenta de proteção contra rastreio.

A política de privacidade da AdGuard enfatiza o compromisso da empresa com a privacidade dos seus usuários. Mesmo que o governo exija que ela forneça dados dos usuários para eles, a AdGuard não vai ter nada para oferecer, exceto relatórios anonimizados. Esses documentos não podem ser usados para identificar você individualmente ou rastrear seu tráfego online.

Só falta agora a empresa traduzir para o português esses detalhes em seu site…

Captura de Tela da Política de Privacidade da AdGuard VPN

Em termos gerais, a AdGuard tem uma política de privacidade impressionante. É claro que dá sempre para melhorar ― por exemplo, não custa nada eles pararem de registrar dados de volume de tráfego. Porém, entendemos que isso é necessário para o seu modelo de serviço de assinatura atual. Com exceção desse fato, essa VPN pode ser considerada uma VPN sem logs.

Kill switch

O que é um kill switch?

Um kill switch é um dispositivo que bloqueia o acesso à internet quando sua conexão VPN cai, para que você não deixe vazar informações acidentalmente. A AdGuard VPN vem com um kill switch automático que é ativado no momento que seu túnel VPN criptografado fica comprometido.

captura de tela das configurações gerais do cliente para Windows da Ad Guard VPN mostrando seu recurso kill switch embutido

Você encontra essa opção de segurança na aba “Configurações” no software da AdGuard. Verifique se o botão está verde (“Ativo”) para proteger seus dados e seu comportamento online de forma otimizada.

Quando testamos o kill switch para essa nossa análise da AdGuard VPN, ele funcionou perfeitamente, cortando todo o nosso acesso à internet sempre que a VPN se desconectava. Quando a conexão voltava, conseguíamos acessar a internet com segurança e sem nenhum problema.

Controvérsia da remoção da SetApp

Em março de 2022, a SetApp, uma plataforma ucraniana que dá acesso a um acervo de aplicativos para macOS e iOS, removeu a AdGuard da sua lista. Eles alegaram que os serviços da AdGuard tinham conexões com servidores russos.

A AdGuard Software Limited negou essas alegações, dizendo que eles nunca usaram servidores na Rússia, mesmo quando tinham sede física em Moscou. Atualmente, a rede da empresa está localizada em Frankfurt, na Alemanha. Em relação aos IPs russos, a AdGuard VPN tem apenas um servidor virtual cuja localização física é na Suécia.

Vale a pena mencionar que a AdGuard Software Limited está movendo seu pessoal para fora da Rússia. Eles ainda tem um escritório lá, mas seus funcionários estão migrando para a Ucrânia, Chipre e outros países. De acordo com uma declaração da empresa, eles vão manter um pequeno escritório na Rússia ou abandonar o país de vez ― tudo depende dos desenvolvimentos futuros.

A AdGuard vaza seus dados?

Durante a análise da AdGuard VPN, a gente usou o site BrowserLeaks.com para verificar se a AdGuard vaza o endereço IP real da conexão. Esse tipo de vazamento não deve acontecer quando se usa uma VPN, já que qualquer um pode detectar sua localização original usando seu endereço IP.

Felizmente, a AdGuard não apresentou nenhum vazamento de endereços IP ou WebRTC.

captura de tela do teste de vazamento de IP realizado na Ad Guard VPN no site Browser Leaks

Além disso, verificamos se a AdGuard sofre com vazamentos de DNS. Isso costuma acontecer quando o dispositivo direciona suas solicitações de DNS pelos seus servidores locais de internet (ISPs) e não pelos servidores da VPN. A boa notícia é que a AdGuard também não vaza seu DNS.

captura de tela do teste de vazamento de DNS realizado na Ad Guard VPN no site Browser Leaks

A AdGuard VPN solicita que tipo de informação?

Toda e qualquer VPN precisa de certas informações privadas dos usuários para fornecer seu serviço. Assinando a AdGuard VPN, você só vai precisar informar seu endereço de e-mail e informações de pagamento. Mas, se decidir assinar a versão premium, vai precisar fornecer informações financeiras também.

Para manter suas informações de pagamento anônimas, você pode assinar essa VPN pagando em criptomoedas. Outra forma de manter seu anonimato é fornecer um e-mail novinho, recém-criado especificamente para sua conta da AdGuard.

Curtiu? Então leia nosso artigo sobre como enviar e-mals totalmente anônimos.


Usabilidade: a AdGuard VPN é fácil de usar?

gráfico mostrando uma pontuação 8 de 10, a nota para a usabilidade da ad guard vpn

A AdGuard VPN tem um equilíbrio perfeito entre recursos para iniciantes e opções avançadas: até quem nunca viu uma VPN na vida vai conseguir usar o app e fazer tudo funcionar. Por isso, nossa nota para a usabilidade dessa VPN é 8 de 10.

Fizemos algumas descobertas sobre a AdGuard VPN durante essa análise:

  • O site e os apps da AdGuard VPN são simples e de fácil navegação
  • O site e os apps têm tradução para o português, ainda que parcial em algumas seções, como a FAQ
  • A instalação é rápida e sem mistérios
  • O custo-benefício vale a pena (e a AdGuard VPN também tem uma versão grátis)
  • O atendimento ao cliente é bom, mas sentimos falta de um live chat

Site e processo de instalação da AdGuard VPN

O site da AdGuard VPN é muito fácil de usar. Se você clicar no botão “Minha conta” no canto superior direito, vai abrir uma aba simples com um formulário. A página inicial oferece informações essenciais, incluindo uma seção de perguntas frequentes (que, infelizmente, ainda não traduzidas para o português).

captura de tela da AdGuardVPN

Depois de criar uma conta, você poderá acessar seu painel de controle pessoal. Ali você pode escolher seu idioma, habilitar a autenticação de dois fatores, verificar suas licenças, acessar a central de suporte e atendimento ao cliente e analisar seu histórico de pagamentos.

Instalar a AdGuard VPN foi um processo simples e rápido. Eles têm apps nativos para Windows, macOS, Android e iOS, além de extensões para navegadores, como Chrome, Firefox e Edge.

Para escrever essa análise da AdGuard VPN, testamos seu cliente para Windows. Veja o passo a passo para baixar sua AdGuard VPN de graça:

  1. Visite o site oficial da AdGuard VPN
  2. Clique em “Minha conta” no canto superior direito da tela
  3. Cadastre-se no site usando suas credenciais
  4. Volte à página inicial e baixe o arquivo de instalação
  5. Aguarde o download do app
  6. Clique no arquivo baixado para iniciar a instalação
  7. Siga as instruções na tela

Depois da instalação, tudo que você precisa é fazer login no seu cliente da AdGuard VPN. Você pode inserir suas credenciais ou se conectar usando seu e-mail ou rede social. Por motivos de privacidade, não recomendamos usar seus perfis de redes sociais para fazer login nesse tipo de serviço, especialmente VPNs.

captura de tela do cliente para windows da ad guard vpn de autorização após instalação do app

Sua versão grátis tem um limite de dados de 3 GB por mês ― o que não serve para muita coisa, especialmente se você for assistir filmes no streaming. Isso significa que, muito provavelmente, você vai ter que assinar um plano premium para aproveitar a VPN por completo. É possível fazer isso clicando em “Comprar” no canto superior do site da AdGuard, escolher um plano e preencher seu e-mail. Siga as instruções que aparecerem na tela para concluir sua compra.

Aparência e facilidade de uso da AdGuard VPN

O cliente da AdGuard VPN é bem fácil de usar, assim como o resto do site. Durante essa análise da AdGuard VPN, concluímos que seu site é simples, clean e fácil de navegar. Algumas opções avançadas podem parecer técnicas demais, então aconselhamos utilizá-las somente se você tiver experiência com VPNs.

captura de tela do indicador de velocidade do cliente para windows da ad guard vpn

A tela principal tem um botão em destaque de conectar/desconectar com uma lista de servidores no lado direito. Você também consegue visualizar indicadores de ping em cada um dos servidores, para poder obter o máximo de velocidade da sua conexão VPN escolhendo o servidor com o menor ping.

captura de tela do cliente para windows da ad aguard vpn mostrando as telas de conectado ou desconectado

A barra do menu na parte superior permite que você escolha o modo de operação da AdGuard VPN (em “Exclusões”), acesse a central de suporte, ative atualizações (quando disponíveis) e acesse as configurações.

Os modos de operação que você pode escolher nas exclusões são o “Modo geral” e o “Modo seletivo”. Essas duas opções vão afetar sua conexão de internet nos sites que você adicionou logo abaixo.

O “Modo geral” permite que você exclua os sites da sua conexão VPN, então as visitas a esses sites não serão protegidas pela VPN. Com o “Modo seletivo”, é o contrário: a VPN só vai funcionar nos sites que foram adicionados a essa lista personalizada.

captura de tela do cliente para windows da ad guard vpn aba exclusões

O menu de configurações inclui as seguintes opções:

  • Configurações de aplicativo: idioma do app, kill switch, atualizações automáticas, inicialização automática, conexão automática após a inicialização do app, tema, servidores DNS e configurações avançadas (somente para usuários experientes)
  • Split tunneling (Exclusões de aplicativos): apps excluídos da proteção da VPN
  • Sobre o programa/licença: informações sobre sua versão da AdGuard VPN e sua licença e assinatura atuais
captura de tela das configurações do cliente para Windows da Ad Guard VPN

Adoramos em especial o tema adicional “Escuro”. Esse recurso é sempre útil se você passa muito tempo em frente ao computador, sem contar que ele também combina perfeitamente com o mascotinho ninja da marca.

captura de tela do tema escuro do cliente para Windows da ad guard vpn

Split tunneling

Split tunneling, ou tunelamento dividido, é um ótimo recurso oferecido pela AdGuard VPN e, no app em português, ele aparece com o nome “Exclusão de aplicativos”. De certa forma, ele funciona como as opções disponíveis na seção “Exclusões”, porém é mais recomendado para usar em apps, não sites.

Ele está disponível no menu “Configurações” na janela principal do cliente da AdGuard VPN.

captura de tela do recurso split tunneling ou exclusões de aplicativos do cliente para windows da ad guard vpn

O recurso Exclusão de aplicativos permite que você proteja alguns apps com a sua VPN, enquanto outros apps ficam livres para acessar a internet sem proteção. Por exemplo: você pode rotear seu cliente do banco online pela AdGuard VPN e ao mesmo tempo manter todos os outros apps fora do túnel da VPN.

Tela de Adicionar um aplicativo da AdguardVPN

Esse recurso oferece alguns benefícios importantes:

  • Aumento de velocidade: a criptografia sempre vai diminuir sua velocidade de conexão, ainda que só um pouquinho. Para manter a velocidade da internet, você pode optar por não criptografar tráfego de alguns apps de confiança e, ainda assim, proteger aquele tráfego que pode colocar você em apuros
  • Economia da banda larga: vale lembrar que o tráfego criptografado também usa mais banda larga. Por isso mesmo, esse recurso é essencial se você estiver usando a versão grátis da AdGuard VPN. Ter 3 GB à sua disposição não é muita coisa e o split tunneling permite que você economize o máximo possível

Preços e métodos de pagamento

A AdGuard VPN tem um excelente custo benefício. Ela não é a VPN mais barata do mercado, mas seus recursos adicionais ajudam a justificar o preço cobrado.

A AdGuard VPN oferece as seguintes opções premium:

A AdGuard também oferece uma versão gratuita. No entanto, assim como muitas VPNs gratuitas, ela tem diversas limitações, como:

  • Limite de tráfego de até 3 GB por mês
  • Limite de velocidade de 20 Mbps

Você vai precisar comprar um plano premium se quiser tráfego ilimitado e velocidades maiores. Outra coisa que é importante lembrar é que a AdGuard aceita os seguintes métodos de pagamento:

  • Cartões de crédito
  • PayPal
  • Criptomoedas

É muito bom ver que agora podemos comprar uma assinatura da AdGuard VPN usando criptomoedas como Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Tether, já que a maioria dos grandes provedores de VPN permite que você pague a assinatura com criptomoedas. Aliás, a gente recomenda usar essa opção para manter seu anonimato, ok?

Como funciona a garantia de reembolso da AdGuard VPN?

As assinaturas de 1 ou 2 anos da AdGuard VPN vêm com uma garantia de reembolso total em até 30 dias, então você tem um mês para testar o software premium e ver se ele funciona para você. A AdGuard declarou que os clientes recebem um reembolso de 100% da sua assinatura, não importa o motivo do cancelamento.

Entretanto, preste atenção: se você fizer a assinatura mensal, não vai poder reivindicar seu dinheiro de volta.

Atendimento ao cliente

Ao fazer essa análise da AdGuard VPN, descobrimos que você pode acessar a central de suporte dessa VPN em uma aba exclusiva do cliente do software chamada “Suporte”.

captura de tela do cliente para Windows da Ad Guard VPN área de suporte e atendimento ao cliente

A AdGuard VPN oferece em seu site oficial uma seção chamada Base de conhecimento, que cobre os tópicos básicos sobre a VPN e complementa com guias de configuração bem úteis. A seção de perguntas frequentes esclarece muitas dúvidas também, mas infelizmente essas páginas não estão completamente traduzidas. Há também um fórum, mas a maior parte dos tópicos de discussão é sobre o bloqueador de anúncios AdGuard ad blocker.

A AdGuard tem outras opções úteis de suporte, como o GitHub para relatar problemas, um canal no Telegram para bate-papo em tempo real e um fórum no Reddit com tópicos para você acompanhar.

captura de tela da central de suporte do site oficial da ad guard vpn

Você pode entrar em contato com a central de suporte da AdGuard, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, por e-mail. A gente entrou em contato com eles e a equipe de suporte foi muito prestativa e demonstrou muito conhecimento.

Nossa principal questão com o suporte da AdGuard é a falta de um chat ao vivo no site. Segundo a nossa experiência, o atendimento via live chat é o modo mais eficiente de resolver qualquer problema que você tiver com uma VPN. Esperamos que a AdGuard adicione essa funcionalidade no futuro.

Observação importante: grande parte da central de suporte da AdGuard está localizada na Ucrânia. A crise que assola esse país pode causar atrasos e tempos de resposta demorados.


Rede de servidores: o que dá para fazer na internet com a AdGuard VPN?

gráfico mostrando uma pontuação 7,5 de 10, a nota para a rede de servidores da ad guard vpn

“Quanto maior, melhor” é a regra que a gente segue em relação a redes de servidores de VPNs, até porque ter o maior número possível de servidores permite que você contorne censura online e restrições geográficas de modo mais consistente. Também evita a superlotação de um servidor e, em consequência, lag. Com sua configuração de servidores atual, a AdGuard VPN recebeu uma nota 7.5 de 10. Vejamos alguns dos fatores que levamos em consideração:

  • A AdGuard VPN opera mais de 1000 servidores em mais de 50 países
  • A AdGuard VPN consegue desbloquear diversos serviços de streaming, inclusive a Netflix
  • É permitido baixar torrents em todos os servidores
  • Endereços IP dedicados não estão disponíveis no momento

Quantidade de servidores e localizações

A AdGuard VPN oferece mais de 1.000 servidores espalhados em mais de 65 localizações em 50 países. No momento, a AdGuard VPN oferece servidores nos seguintes países:

  • Américas: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Equador e México
  • Europa: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia
  • Ásia: Arábia Saudita, Camboja, Cazaquistão, Coreia do Sul, EAU, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Israel, Japão, Malásia, Paquistão, Singapura, Taiwan, Turquia e Vietnã
  • Oceania: Austrália, Nova Zelândia
  • África: África do Sul, Egito e Nigéria
captura de tela do cliente para Windows com a lista de servidores disponíveis da Ad Guard VPN

É bem fácil de acessar a lista de localizações na página inicial do cliente para Windows. Além dos países, você também pode ver as cidades, o que permite mais escolhas e, claro, mais precisão.

AdGuard VPN e streaming (Netflix, Disney Plus, Hulu, BBC iPlayer)

Segundo a nossa análise da AdGuard VPN, podemos confirmar que essa VPN é excelente para usar com streaming e conseguiu desbloquear todos os principais serviços que testamos.

PlataformaA AdGuard VPN consegue desbloquear?
Netflix
Disney Plus
Hulu
BBC iPlayer

A AdGuard VPN qualquer dia vai entrar na nossa lista de melhores VPNs para Netflix, já que ela consegue desbloquear esse serviço de streaming. Testamos a AdGuard em diversas versões regionais da plataforma e conseguimos desbloquear a Netflix nos seguintes países:

  • EUA
  • Reino Unido
  • Japão
  • Países Baixos
  • Canadá
  • Austrália
  • Coreia do Sul
  • Turquia

Em todos os nossos testes, conseguimos acessar o conteúdo da plataforma na primeira tentativa, sem nenhum lag ou interrupção da conexão.

AdGuard VPN e torrents

A AdGuard VPN permite o download anônimo P2P em todos os seus servidores. Portanto, se o uTorrent é uma das suas ferramentas favoritas, essa VPN vai conseguir atender a todas as suas necessidades de torrent. No entanto, esteja ciente que a empresa não corrobora com nenhum download ilegal.

Endereço IP dedicado

A AdGuard VPN não oferece endereços IP dedicados no momento. Ter um endereço IP dedicado significa que sua VPN vai designar para você o mesmo IP toda vez que se conectar. Ele vai estar ligado à sua conta e ninguém mais vai poder usar esse número.

Os IPs dedicados ajudam você a contornar janelas pop-up de CAPTCHA e listas de restrições de IP (da Netflix ou do Hulu, por exemplo), tornando o desbloqueio bem mais fácil, porém mais limitado. Se você está procurando uma boa VPN que oferece IPs dedicados, recomendamos o CyberGhost.


Nossa experiência com a AdGuard VPN

Apesar de a AdGuard VPN ser uma VPN recente, ela tem diversos recursos que rivalizam com as melhores VPNs e um excelente desempenho, como descobrimos durante essa nossa análise. Ela tem servidores em mais de 65 localizações e desbloqueia facilmente todos os serviços de streaming. Também tem criptografia AES-256 e um protocolo de VPN exclusivo.

No entanto, a AdGuard tem alguns pontos a melhorar. Ela com certeza não é a VPN mais rápida do oeste, vide os atrasos em servidores mais distantes. Também não tem endereços IP dedicados ― ou seja, não é a melhor opção para usar para seu negócio ou banco online.

Análise da AdGuard VPN: perguntas frequentes

Você tem alguma dúvida sobre a AdGuard VPN? Então clique em uma das perguntas abaixo para ler a resposta.

A AdGuard VPN é boa?

Sim, a AdGuard VPN é um bom provedor. Ela oferece segurança robusta e grandes velocidades em servidores próximos à sua localização geográfica. Seu protocolo exclusivo disfarça o seu tráfego de VPN para ele ter a aparência de navegação padrão.

Ou seja: a AdGuard VPN é uma verdadeira potência de desbloqueio geográfico. Saiba mais sobre essa VPN do futuro lendo a nossa análise completa sobre a AdGuard VPN.

Quanto custa a AdGuard VPN?

A AdGuard VPN oferece uma versão grátis que pode atender às necessidades dos usuários iniciantes. Essa versão tem um limite mensal de 3 GB e 20 Mbps de velocidade. Seus planos pagos incluem as seguintes opções de assinatura:

  • US$ 11,99 por 1 mês
  • US$ 3,99 por mês durante 1 ano
  • US$ 2,99 por mês durante 2 anos

Se você está procurando serviços mais baratos, veja nossa lista das VPNs mais baratas do mercado.

A AdGuard é confiável?

Sim, a AdGuard VPN é confiável. Atualmente, sua sede está localizada no Chipre, um país signatário do GDPR, o regulamento geral sobre proteção de dados dos países europeus. A AdGuard não registra nenhum dado nocivo que pode identificar você ou rastrear seu tráfego online. Mesmo que as autoridades solicitem dados de usuários da AdGuard, eles não têm nada a oferecer.

O que o pessoal do VPNOverview achou

“Uma opção rápida, segura e com um protocolo de VPN exclusivo”
7.6
Naj Ahmed
Naj Ahmed
Editor de tecnologia
A AdGuard VPN foi uma ótima surpresa que sacudiu o mercado das VPNs. Ela teve um desempenho excelente nos nossos testes e conseguiu competir de igual para igual com algumas das principais marcas do mercado. Entretanto, ela ainda está começando, então estamos na expectativa de ver a AdGuard ser aprimorada e se manter no topo. Se você já usa o AdGuard adblocker, vai se sentir em casa usando essa VPN!