As pessoas baixam bilhões de arquivos na internet todos os anos. Infelizmente, a maioria delas faz isso sem proteção e sem se dar conta dos perigos associados ao compartilhamento de arquivos P2P.
Se conselho fosse bom não seria de graça, mas aqui vai um para você: sempre maximize seu anonimato e segurança online usando uma boa VPN antes de baixar um torrent. E pra ajudar a gente até fez uma lista com as melhores VPNs para torrent, veja só:
NordVPN: a melhor VPN para torrent e em termos gerais
Surfshark: melhor VPN para torrent com conexões ilimitadas
CyberGhost: a VPN com melhor custo-benefício e mais fácil de usar
PIA: a maior rede de servidores exclusivos para torrents
ExpressVPN: os servidores mais seguros para torrents
A NordVPN é a nossa escolha número um por conta da sua dedicação comprovada a proteger a privacidade dos seus usuários e seus protocolos de segurança virtual. Adicione a essa receita de sucesso rápidas velocidades de download e servidores compatíveis com P2P e voilá. Alguém aí está surpreso por ela estar no topo da nossa lista?
Se você quiser saber mais sobre como baixar torrents com segurança usando uma VPN, confira em detalhes cada uma das nossas escolhas a seguir. Vem com a gente!
Baixar torrents nunca foi tão popular como agora. Em todo o mundo, as pessoas estão baixando milhões de arquivos todos os meses, de filmes e programas de TV até software de produtividade e jogos online. Se você é do tempo do Kickass Torrents ou do Pirate Bay e acha que não sabe mais como baixar torrents, essa moda também serve para você.
No entanto, infelizmente, a maioria das pessoas que baixa torrents não tem noção dos perigos que estão à espreita mesmo nos melhores sites de torrent. Estamos falando de hackers e gente que faz uploads com segundas intenções, só para começo de conversa.
Com pessoas desse tipo, seus dados privados sempre correm riscos. Muitos governos também estão perseguindo sites de torrent, impondo multas ou confiscando domínios. Com tantos riscos envolvidos, manter sua localização oculta, seus dados criptografados e seu endereço IP mascarado é essencial. Em outras palavras, você precisa de uma VPN de confiança.
Mas qual VPN é a melhor escolha para você? Com tantos provedores no mercado, pesquisar a melhor opção para o seu caso pode levar meses. Mas não se preocupe: nós aqui do VPNOverview.com já fizemos todo esse trabalho e listamos nossas 5 melhores VPNs para torrent.
Qual é a melhor VPN para torrent?
Testamos dezenas de VPNs para encontrar as melhores opções para suas necessidades de P2P (do inglês “peer to peer”). Uma boa VPN deve ser rápida, segura e fácil de usar. Se você mora em um país onde é proibido baixar torrents, contornar a censura online também é algo importante. Esses foram alguns dos critérios que usamos para classificação ao longo dos nossos testes.
Quer saber o resultado? Descobrimos as 5 melhores VPNs para torrent. Aqui está um pequeno resumo sobre cada um dos seus recursos.
Apesar de a atividade de baixar torrents não ser algo ilegal, baixar mídias ilegais, bem como dados ou arquivos protegidos por direitos autorais, é um crime em muitos países. Uma VPN pode mascarar seu endereço IP real e criptografar seu tráfego online, mas uma VPN nunca deve ser usada como uma licença para furtar nada.
Vamos ver em mais detalhes as nossas melhores VPNs para torrent.
Aqui no VPNOverview.com, a gente nem pensa duas vezes na hora de dizer que a NordVPN é a melhor VPN para torrent. O download anônimo de arquivos parece algo fácil para ela, graças à sua estabilidade, velocidade impressionante e segurança à prova de balas. Também diríamos que ela é simplesmente uma das melhores VPNs disponíveis no momento.
Além da sua vasta rede de servidores, a NordVPN também oferece servidores otimizados para o compartilhamento de arquivos P2P. Seu protocolo exclusivo oferece segurança de alto nível, downloads rápidos e streaming P2P sem nenhum tipo de interrupção.
A NordVPN garante tráfego de torrents sem interrupções em países com alto nível de censura online, tudo isso ocultando sua atividade P2P dos olhos curiosos do provedor de internet e de terceiros maliciosos. Ela consegue fazer isso através da chamada tecnologia de “ofuscação”, que permite que você oculte sua conexão VPN. Ao contrário de outras VPNs, a NordVPN também consegue bloquear malware e remover os anúncios chatos que entopem os sites de torrent.
Com sua criptografia dupla, uma política rígida de zero logs e um kill switch automático pronto para entrar em ação quando necessário, não é nenhuma surpresa que a NordVPN seja nossa escolha número um de VPN para torrent. Ela é uma ferramenta P2P fantástica tanto para quem tem experiência em baixar torrents como para quem está começando agora.
As assinaturas da NordVPN têm um preço acessível, como você pode ver na tabela abaixo. Você também pode usar a garantia de reembolso em até 30 dias e experimentar a NordVPN de graça. Basta clicar no link abaixo e testar esse serviço de VPN para ver todas essas maravilhas com seus próprios olhos.
Você pode saber mais detalhes lendo a nossa avaliação completa sobre a NordVPN, que descreve todos os testes que fizemos com esse provedor e seus recursos.
2. Surfshark: torrents rápidos e conexões ilimitadas
A Surfshark tem a reputação de ser uma “ótima VPN para streaming”, mas ela também é uma excelente ferramenta para baixar torrents. Suas velocidades impressionantes vão facilitar muito a sua vida na hora de baixar qualquer arquivo e garantir um streaming P2P suave na nave. Em termos de privacidade, descobrimos que essa VPN tem criptografia robusta, zero vazamento de dados privados e uma política de zero logs bem rígida.
A Surfshark pode proteger um número ilimitado de dispositivos ao mesmo tempo, fazendo dela uma VPN ideal para famílias grandes, cheias de gente querendo baixar torrents e usuários com outros perfis — um recurso que nem mesmo a incrível NordVPN consegue oferecer.
E tem mais: ainda que a Surfshark tenha menos servidores do que outras das nossas escolhas dessa lista, compete de igual para igual com elas em termos de velocidade e segurança online.
Ela também pode ajudar você a contornar a censura em qualquer lugar do mundo. Não está conseguindo acessar sites de torrent na China? A Surfshark permite que seus downloads comecem imediatamente. Você não precisa nem mesmo se preocupar com anúncios, rastreadores e malware: o recurso “Cleanweb” vai cuidar disso tudo para você.
O software vem com uma garantia de reembolso em até 30 dias. Portanto, você pode testar a Surfshark de graça para ver se ela funciona tão bem assim com seu cliente de torrent.
Quer um spoiler? Funciona com certeza.
Surfshark
Oferta
82% OFF + 4 meses grátis!
A partir de
US$ 1,99
9.0
Muito fácil de usar, e também funciona com Netflix e torrents
Garantia de reembolso de 30 dias. Sem comentários!
3. CyberGhost: a melhor VPN para torrents para usuários iniciantes
Recursos:
11500+ servidores em 100 países
Servidores otimizados para torrents
Boas velocidades de download
Proteção contra malware e rastreadores
Servidores DNS privativos
Os melhores apps para iniciantes
Protocolos WireGuard, OpenVPN e IKEv2
O CyberGhost é mais barato que a NordVPN, mas também é um pouco mais lento se você for rotear usando servidores distantes. Entretanto, esse serviço de VPN oferece cerca de 1000 locações de servidores a mais que seus concorrentes, portanto você quase sempre vai conseguir encontrar um servidor perto de você. O CyberGhost é uma VPN com política de não registro bem rígida, segurança robusta e proteção contra vazamentos de dados.
Na nossa opinião, o CyberGhost é a melhor VPN para iniciantes, graças a seus aplicativos super fáceis de usar. Além disso, mesmo quem já tem bastante experiência baixando torrents vai adorar seus servidores compatíveis com P2P, porque eles são seguros e ficam localizados em países com legislação favorável a torrents. Ou seja, você terá zero problemas para acessar sites de torrent em qualquer lugar do planeta.
O CyberGhost também inclui um adblocker bem eficaz para remover os anúncios dos seus sites de torrent favoritos. Mesmo sendo mais lento que a NordVPN em servidores de longas distâncias, o CyberGhost ainda é uma VPN de alta qualidade. Você fará downloads rápidos e vai assistir streaming sem nenhum tipo de interrupção. Sua criptografia de nível militar e um kill switch fazem da segurança da CyberGhost um recurso digno de nota 10.
Se você decidiu assinar essa VPN do fantasminha, vai pagar um preço bem mais em conta por uma assinatura. Você também pode usar sua garantia de reembolso em até 45 dias para poder testar o CyberGhost de graça.
4. Private Internet Access (PIA): a maior rede de servidores para torrent
Recursos:
milhares de servidores em mais de 91 países
É possível baixar torrents em todos os servidores
Velocidades de download decentes
Proteção contra malware e rastreadores
Permite até 10 conexões simultâneas
Protocolos WireGuard, OpenVPN e L2TP/IPsec
A Private Internet Access (PIA) pode não ter a velocidade impressionante da Surfshark, mas ela oferece a maior rede de servidores do mercado. Com ela, você não vai ter que enfrentar servidores congestionados nem velocidades engasgando, probleminhas que muitas vezes fazem um download demorar. Muitos dos seus servidores são otimizados para uso nos EUA, fazendo dela a VPN ideal para baixar torrents em terras estadunidenses.
O pacote de segurança da PIA é impressionante, complementado por sua política rígida de zero registros. Seu recurso “Mace” bloqueia malware, rastreadores e anúncios em sites de torrent. Já o recurso avançado de split tunneling permite que você roteie seu tráfego P2P usando um túnel de VPN e, ao mesmo tempo, permite que seus apps de confiança acessem a internet diretamente, sem estarem conectados à PIA e sem que isso afete a velocidade dos seus downloads.
As assinaturas da PIA começam com preços razoáveis se você escolher um plano a longo prazo e oferecem avaliação gratuita de sete dias caso você baixe a VPN no app para iOS e Android. Caso queira um compromisso mais longo, você pode usar a garantia de reembolso de 30 dias para ver se a PIA é para você. Clique no botãozinho abaixo para testar a Private Internet Access agora mesmo!
Se você quiser saber mais detalhes sobre essa VPN antes de fazer uma assinatura, leia nossa avaliação completa sobre a PIA VPN para ver todos os testes que realizamos.
5. ExpressVPN: os servidores mais seguros para torrents
Recursos:
Mais de milhares de servidores em mais de 105 países
É possível baixar torrents em todos os servidores
Tecnologia TrustedServer
Excelentes velocidades de download
Ofuscação
Protocolos Lightway, OpenVPN, IKEv2 e L2TP/IPsec
A ExpressVPN é outro provedor de VPN renomado que permite que você baixe torrents sem problemas. Sua rede de servidores oferece ótimas velocidades de download, sem nenhum tipo de lag ou desconexão. O único problema é que o preço não é muito convidativo. Portanto, não recomendamos essa opção caso o orçamento esteja apertado.
O protocolo exclusivo da ExpressVPN, conhecido como Lightway, ativa o recurso de ofuscação automaticamente quando detecta um pacote de inspeção mais profunda. O restante do seu arsenal de segurança inclui protocolos robustos, um kill switch automático, uma política rígida de não registros e muito mais. No entanto, a empresa não oferece nenhuma ferramenta anti-malware, e a ExpressVPN não consegue bloquear anúncios.
Uma das melhores características da ExpressVPN, no entanto, é sua rede de servidores somente do tipo RAM. A chamada tecnologia TrustedServer apaga todos os dados dos servidores em todo reboot. Ou seja: ninguém vai conseguir rastrear sua atividade de P2P até você.
Apesar de a assinatura da ExpressVPN começar com um preço alto, como você pode notar, ela oferece uma garantia de reembolso em até 30 dias. Clique no botãozinho abaixo para testar essa VPN agora mesmo e ver se seu preço compensa.
ExpressVPN
Nossa escolha
Oferta
49% de desconto no plano anual
A partir de
US$ 6,67
8.9
VPN rápida e simples
Perfeita para navegar, baixar arquivos e fazer streaming de forma anônima
De forma resumida, podemos dizer que uma VPN deve ser rápida, segura e fácil de usar. Ela também deve tornar os sites de torrent mais limpos e seguros. Tivemos que realizar diversos testes para encontrar uma que atendesse todos os critérios acima.
Alguns recursos como bloqueio de anúncios, por exemplo, são bem fáceis de testar, já outros exigem mais trabalho da nossa parte — é o caso dos recursos de velocidade e segurança. Vamos, então, a um pequeno resumo dos motivos pelos quais escolhemos essas cinco VPNs.
Velocidade
A gente precisava de VPNs que não vão deixar seus downloads mais lentos. Se você gosta de assistir streaming P2P, a experiência precisa ser suave, sem buffers. Então, estávamos buscando VPNs ultra rápidas com zero interrupções.
Testamos dezenas de servidores de cada uma das VPNs dessa lista para medir suas velocidades médias de conexão. Primeiro, verificamos a velocidade da nossa internet desconectada de uma VPN, depois comparamos os valores com diversos servidores. Finalmente, começamos a baixar torrents e observamos os resultados para futuras comparações.
Durante os testes, também nos atentamos a lags de servidores, quedas drásticas de velocidade e desconexões repentinas. Esses fatores podem estragar uma experiência de torrents ou deixar seus dados vazarem, caso sua conexão VPN caia por qualquer motivo.
Segurança
Queríamos ver uma criptografia AES-256 junto com um kill switch de confiança. Uma política rígida de zero registros e zero vazamentos de dados também eram itens essenciais.
Alguns desses detalhes de segurança são fáceis de encontrar. Por exemplo, informações sobre criptografia e protocolos de VPN podem ser obtidas com uma simples pesquisa no Google ou no site oficial da VPN. Por outro lado, precisamos testar o desempenho do kill switch, a proteção contra vazamentos de DNS e diversas ferramentas anti-malware na prática.
Testamos o kill switch de todos os provedores de VPN dessa lista usando uma ferramenta de atualizador de página, que também mostrava nosso endereço IP. Simulamos uma queda de conexão para ver se nosso endereço IP real apareceria antes de a VPN conseguir se reconectar. Se isso acontecesse, o kill switch não estava fazendo o seu trabalho.
Usamos sites como ipleak.net, além da nossa ferramenta de IP, para verificar esses vazamentos de DNS. Também tentamos baixar arquivos de torrent infectados com malware para ver se a VPN tomaria uma providência. Finalmente, prestamos atenção também ao número de anúncios que vimos nos melhores sites de torrent por aí.
Outros pontos importantes
Ampla rede de servidores: em relação a servidores, “quanto mais, melhor” era o nosso lema. Ter servidores em diversas localidades reduz o carregamento dos servidores, o que se traduz em torrents mais rápidos. Também aumenta suas chances de contornar a censura online.
Bloqueio de anúncios: não é um item essencial, mas melhora muito a nossa vida. Os sites de torrent estão cheios de pop-ups e queremos eliminar esses anúncios ao máximo.
Facilidade de uso: procuramos apps que qualquer pessoa conseguiria usar sem dificuldades. Afinal de contas, ninguém quer ter que lidar com software complicado e um monte de opções e menus confusos.
Custo benefício: economizar um dinheirinho é sempre bom, né? Por esse motivo, somos grandes fãs de VPNs que oferecem um ótimo serviço a preços módicos.
Encontrar tudo isso em uma única VPN, no entanto, foi algo impossível. Algumas VPNs como a IronSocket oferecem servidores otimizados para P2P com altas velocidades, mas não têm suporte para criptografia AES-256 e, infelizemente, apresentam uma rede limitada de servidores.
Portanto, em conclusão, sua melhor VPN para torrent vai depender das suas preferências pessoais. Você quer mais velocidade ou maior segurança? Economizar uns trocados ou bloquear anúncios? Seja qual for a opção que você escolher, vai precisar fazer alguns sacrifícios.
Posso usar uma VPN grátis para torrent?
Os serviços de VPN grátis têm duas formas:
Versões limitadas grátis de VPNs premium renomadas
Serviços manipuladores e perigosos que oferecem zero proteção
Alguns provedores de VPN como o ProtonVPN oferecem versões grátis de seu software, o que é bom mas também significa que você só vai testar uma parte do programa completo. Com o Proton, os usuários grátis têm acesso a apenas três servidores, o que é um número muito limitado para quem quer baixar torrents.
A PrivadoVPN e o Hide.me, por outro lado, impõem um limite de dados de 10 GB a seus usuários de contas grátis. Assim que você alcançar esse limite, vai ter que fazer um upgrade para poder fazer downloads.
Os provedores também precisam dar suporte a suas versões grátis financeiramente. Como eles não estão roubando nem vendendo seus dados, eles fazem isso usando anúncios no site e em pop-ups. Se você não gosta dessas limitações, pode sempre comprar um dos planos premium. As versões grátis servem de oportunidade única para você poder testar o software por completo (e de graça).
Isto posto, todas essas VPNs são legítimas e oferecem proteção robusta. Até VPNs mais recentes, como a OVPN, oferecem excelente segurança para seus usuários.
VPNs grátis perigosas
O outro lado da moeda “VPNs grátis” é mais sinistro. Existem provedores de VPN maliciosos cujos produtos oferecem pouca ou nenhuma proteção. Em geral, eles só estão tentando roubar e vender seus dados pessoais ou usar seu sistema para fazer criptomineração.
Em vez de oferecer proteção para você, eles vão expor seus dados para hackers e organizações de espionagem. Incluindo os registros das suas atividades, ou seja, os sites que você visita e sua interação com eles. E o pior de tudo é que você vai ficar sem defesa diante de todas essas ameaças associadas a torrents.
Vejamos algumas VPNs que você deve evitar completamente:
HolaVPN: a versão grátis da Hola é só um proxy P2P questionável, sem nenhuma criptografia. Seus extensos registros de dados vão rastrear seu tráfego P2P até você e depois chegam as multas ou até mesmo a prisão (no caso de alguns países).
TouchVPN: além de deixar seu tráfego P2P sem proteção, esse serviço que se qualifica como VPN vaza seus dados pessoais (incluindo seu IP real). Ou seja, todo o propósito de usar uma VPN para torrents cai por terra.
BeetVPN: menina, pensa numa VPN lenta. Agora pensa na BeetVPN — que além de oferecer baixas velocidades, ainda registra diversos dados sensíveis. Ela também deixa seu tráfego P2P e identidade real disponíveis para quem quiser, “presenteando” você com velocidades de torrent de tartaruga.
As VPNs mencionadas acima são apenas a ponta do iceberg. Diversos serviços, programas e provedores desse tipo surgem na internet o tempo todo. Se você tiver alguma dúvida sobre alguma VPN grátis, deixe um comentário abaixo e a equipe do VPNOverview.com irá pesquisar sobre ela.
Devo usar uma VPN grátis para torrent?
Se seu orçamento anda apertado, recomendamos os serviços de VPN da nossa lista de melhores VPN grátis. Eles vão manter sua atividade P2P longe de olhos enxeridos a custo zero. Tenha em mente, no entanto, que essas VPNs vêm com as terríveis limitações que explicamos acima.
Também alertamos sobre o uso das VPNs perigosas que mencionamos por último, não importa o tamanho do desconto da assinatura. Quando a esmola é demais, o santo desconfia, já dizia a sua avó.
Eu realmente preciso de uma VPN ao baixar torrents?
As vantagens de uma VPN para quem baixa torrent são incontáveis. Vejamos algumas das mais importantes:
Maior privacidade online: as VPNs substituem seu endereço IP por um endereço anônimo. Isso evita que pessoas maliciosas, seu provedor de internet e até mesmo seus sites de torrent preferidos rastreiem suas atividades. Seu tráfego P2P nunca vai poder ser rastreado de volta ao seu computador ou a você, individualmente. Se você for criar uma conta em um site de torrent, lembre-se de usar um e-mail anônimo e não repassar nenhuma informação real.
Sem pressão do seu provedor de internet: seu provedor de internet consegue detectar que você está baixando torrents. Se eles conseguirem fazer isso, podem diminuir a velocidade da sua conexão. Com a proteção de uma VPN, seu tráfego é criptografado e ninguém consegue ver o que você está fazendo online.
Maior segurança online: como já mencionamos, as VPNs criptografam seu tráfego para proteger seus dados de serem roubados ou de outros ataques. Você pode até mesmo baixar torrents de modo seguro em redes sem proteção, como Wi-Fis públicos. Duas das nossas escolhas de melhores VPNs para torrent também conseguem proteger você contra infecções de malware.
Contornar restrições geográficas: as VPNs conseguem desbloquear sites de torrents de qualquer lugar do mundo. Você pode contornar censura nos EUA, Reino Unido ou acessar sites banidos na Rússia. Basta mudar o seu endereço IP para um país de sua escolha e aproveitar seus conteúdos favoritos sem nenhum tipo de restrição.
Conclusão: melhores VPNs para torrents
Ao usar uma VPN com foco em privacidade e segurança, você pode fazer downloads e baixar torrents sem correr nenhum risco. Você pode ficar anônimo, evitar que seu provedor de internet diminua a velocidade da sua conexão e até mesmo contornar censura online. Todas as escolhas da nossa lista oferecem proteção de privacidade e os protocolos de segurança que você precisa para baixar torrents sem nenhum tipo de preocupação.
Existem muitos arquivos legítimos para baixar em sites de torrent, mas também existe muito conteúdo obtido de forma ilegal nos seeders dessa internet. Recomendamos fortemente que você não baixe conteúdo protegido por direitos autorais. Apesar de alguns países não terem leis contra pirataria, ela é considerada um crime em muitos outros. Mantendo o anonimato e ampliando a segurança online, você não vai estar infringindo nenhuma lei.
Há também diversos usuários que fazem upload de arquivos maliciosos, então lembre-se que os sites de torrent estão cheios de arquivos infectados. Apesar de algumas VPNs da nossa lista oferecerem proteção contra malware, é bom proteger o seu dispositivo também com um antivírus de renome.
Mais alguma dúvida? Deixe um comentário que a gente responde assim que puder!
Melhores VPNs para torrents: perguntas frequentes
Tem mais dúvidas sobre a melhor VPN para torrent? Respondemos algumas das dúvidas mais frequentes abaixo, basta clicar na pergunta para ler a resposta.
Qual é a melhor VPN para torrent?
A NordVPN é a melhor VPN para torrent em termos gerais. Ela oferece segurança robusta, privacidade extrema e servidores otimizados para P2P. Além disso, tem uma imensa rede de servidores, ótimas habilidade de desbloqueio de restrições geográficas e até mesmo um ad blocker. Resumindo: a NordVPN é tudo que um amante de torrents precisa para baixar seus arquivos em segurança.
O uso de uma VPN para baixar e enviar torrents é seguro e legal?
Sim. Uma VPN vai ocultar seu endereço IP e criptografar seu tráfego, deixando você invisível para ameaças online. Duas das melhores VPNs para torrents da nossa lista oferecem bloqueio contra malware. No entanto, recomendamos fortemente que você não faça downloads de conteúdo ilegal e de material protegido por direitos autorais.
Existe uma VPN grátis para torrent?
Sim, mas é preciso ter cuidado ao escolher uma VPN grátis para torrent. Algumas VPNs grátis são versões limitadas de VPNs premium, completamente autênticas e seguras para usar. No entanto, também existem inúmeras VPNs grátis que só querem prejudicar você. Elas oferecem zero proteção e vão roubar seus dados, vendendo para quem der mais. Nunca use VPNs grátis desse tipo. Para se proteger, consulte nossa lista de melhores VPNs grátis.
Marko é especialista em SEO no VPNOverview. Ele utiliza todo o seu conhecimento em VPNs, privacidade online e cibersegurança para revisar, editar e publicar traduções de artigos para vários idiomas.
Marina é uma tradutora e copywriter com experiência em SEO, webwriting e transcriação. Ela escreve em blogs e redes sociais, compartilhando conteúdo sobre VPNs, tecnologia, e-commerce e tradução.